Notícias do Governo do Ceará

Início das matrículas dos novatos na rede estadual foi prorrogado para dia 30

Início das matrículas dos novatos na rede estadual foi prorrogado para dia 30

A data para início das matrículas de alunos novatos, em Fortaleza, foi prorrogada para o próximo dia 30 de janeiro. Os pais e responsáveis devem levar a cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4. A ausência de qualquer documento, no entanto, não impedirá o atendimento. É recomendável que o aluno do ensino médio apresente também os documentos de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O interessado deverá procurar a unidade de ensino mais próxima de sua residência para efetivar a matrícula. Caso o limite de vagas já tenha sido preenchido, o aluno será matriculado em outro estabelecimento de ensino da rede estadual na mesma região.

O processo de matrícula é composto de quatro etapas. Começa com a confirmação dos alunos veteranos por parte de pais e responsáveis ou do próprio estudante sobre a sua permanência na escola. Na segunda, acontece o remanejamento de alunos entre as unidades da rede estadual. A terceira etapa é direcionada ao remanejamento externo, onde as redes estadual e municipais se organizam para atender à demanda de matrícula da rede pública. Os dois primeiros momentos já aconteceram, enquanto o terceiro está em andamento. A próxima e última fase, que começa no dia 30, é destinada aos alunos novatos, em geral, oriundos da rede particular ou de outro Estado.

A matrícula é uma atividade que acontece na escola, marcando o início da organização do processo de ensino e aprendizagem que vai ser desenvolvido durante o ano letivo na rede pública. Esta articulação, além de fortalecer a parceria entre os dois entes federados, visa agilizar o processo, facilitando o atendimento à população. A Seduc ressalta que o importante é assegurar o ingresso de todos na escola.

23.01.2017

Assessoria de Comunicação da Seduc
(85) 3101.3972