Notícias do Governo do Ceará

Vencedores de Maratona de Robótica são premiados por performance em competição

Vencedores de Maratona de Robótica são premiados por performance em competição

Atividade promovida Secitece aconteceu durante Bienal da UNE e ofereceu conhecimentos básicos para a construção de robôs

Ricardo Torquato chegou cedo no estande da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) para participar da Maratona de Robótica, que aconteceu durante a 10ª Bienal da UNE. O estudante de Telemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi um dos ganhadores da competição que aconteceu após a oficina de noções básicas de robótica.

Lucas Mesquita, aluno do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), também foi vencedor da disputa. Durante o período da oficina, em que precisou montar um robô peça a peça, era um dos candidatos mais concentrados.

Os dois vencedores tiveram a melhor performance com seus robôs seguidores de linha, que precisaram seguir um percurso determinado para ganhar a prova.

Como premiação eles receberam, das mãos do secretário-adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, um Kit Funcional, composto por vários materiais para iniciantes em Robótica. A ideia é que os vencedores deem continuidade aos conhecimentos adquiridos na oficina e desenvolvam seus próprios projetos.

Com parceria do Hub Inovação Nordeste (Hubine/BNB), Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (Fejece) e Sebrae Ceará, a Maratona contou com a participação de 13 participantes, entre eles, estudantes que vieram de Pernambuco, Tocantis e Paraíba para a Bienal da UNE e aproveitaram para marcar presença na atividade. Na ação, os jovens aprenderam os princípios básicos da construção de robôs a partir de um tutorial dado pelos instrutores.

A oficina e a competição aconteceram na segunda-feira (30/01) no estande da Secitece, durante a 10 ª Bienal da UNE, que aconteceu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza/CE.

Mais sobre a Bienal da UNE

A Bienal da UNE é o maior festival estudantil da América Latina e nesta edição trouxe o tema “Feira da Reinvenção”, em alusão ao potencial criativo do povo brasileiro e à possibilidade de reinvenção de linguagens, estéticas, formas de luta, de resistência e de arte, a partir da imagem das feiras populares. Estudantes de todas as regiões do país estiveram presentes durante os quatro dias do evento.

Redação: Maiane Almeida – Ascom/Secitece

02.02.2017

Cynthia Cardoso Fontenele
Jornalista | 1982 JP/CE
Assessoria de Comunicação – Secitece
85 3101-6466

Expediente imprensa 05dez 2016-01