3° Encontro de Ferromodelismo chega ao Museu Ferroviário com maquetes gigantes e miniaturas de trens

Gratuito e aberto ao público, evento acontece entre 01º e 12 de julho, no Hall da Pinacoteca do Ceará
O Museu Ferroviário Estação João Felipe — equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e gerido pelo Instituto Mirante — realiza a 3° edição do Encontro de Ferromodelismo, único evento do gênero no estado. A atividade acontece entre 01º e 12 de julho, integrando a programação #FériasnoMuseu, e apresenta maquetes gigantes e miniaturas relacionadas ao universo ferroviário. A atividade é gratuita e aberto ao público.
Em 2025, mais de 6.000 pessoas participaram ao longo de 10 dias de evento. Neste ano, o Encontro de Ferromodelismo conta com sete ferromodelistas expondo maquetes de cidades reais e fictícias, representando estações e pátios de manobras, além de miniaturas de locomotivas. A mostra acontece no Hall da Pinacoteca do Ceará.
Para Alênio Alencar, diretor do Museu Ferroviário, o evento é uma forma de ensinar a história ferroviária de forma didática e lúdica. “Mais do que miniaturas em movimento, o 3° Encontro de Ferromodelismo celebra a memória, a criatividade e o encanto do brincar, transformando a história das ferrovias em uma experiência lúdica capaz de conectar gerações, despertar afetos e manter vivos os caminhos da nossa memória coletiva”, ressalta. A prática do ferromodelismo consiste na criação de linhas férreas, reais ou fictícias, e cenários em uma escala reduzida. As primeiras notícias sobre o hobby vem de 1830, na Alemanha.
Quem faz as maquetes
A edição deste ano conta com sete ferromodelistas expondo suas obras. São eles: Antônio Carlos (Camocim) Ribeiro, Antônio José Simão, Edilson José Geraldo, Julio Cesar Sousa Costa, Alessando Nunes, Marcos Vinicius de Araújo Santos e Paulo César Pamplona.
Ferroviários aposentados, familiares, ou admiradores da linha férrea, todos eles compartilham do amor pela ferrovia e demonstram isso por meio de suas obras. Paulo Barreto é um dos amantes do universo ferroviário e expõe pelo segundo ano consecutivo no Encontro. “O Encontro de Ferromodelismo é uma maneira de levar a importância da estrada de ferro no desenvolvimento de nosso Ceará e proporcionar um momento de encanto nesse mini mundo”, defende.
Este ano, o artista deseja que os visitantes se sintam numa viagem de trem: “A maquete levará as pessoas a uma viagem de Acarape à Baturité, revelando alguns pontos que do percurso, dentre eles a Ponte sobre o Rio Acarape, a subida da serra na região hoje conhecida como ‘Ceasinha de Redenção’, a Estação de Canoa em Aracoiaba e finalmente Baturité”, detalha o autor da obra.
O horário de funcionamento segue o do Museu Ferroviário: quarta a sexta, de 10h às 18h; sábado, de 12h às 20h, e domingo, de 10h às 17h.
Oficina de ferromodelismo
No domingo, dia 05 de julho, o Museu Ferroviário realiza uma oficina infantil de ferromodelismo. Crianças a partir de seis anos poderão criar suas próprias maquetes ferroviárias, sob supervisão de uma pessoa educadora museal, utilizando materiais como tinta, pincéis, pedaços de madeira e trens de brinquedo. Serão ofertadas 15 vagas, com inscrições no perfil @museuferroviariojoaofelipe.
3° Encontro de Ferromodelismo do Museu Ferroviário
01º.07 a 12.07
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro, Fortaleza)
Horários de funcionamento:
Quarta a sexta, de 10h às 18h
Sábado, de 12h às 20h
Domingo, de 10h às 17h
Gratuito e aberto ao público
📌Abertura do 3º Encontro de Ferromodelismo do Museu Ferroviário
01.07, quarta-feira, a partir das 10h30
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro, Fortaleza)
📌 Oficina de Ferromodelismo para crianças
Visita ao Encontro de Ferromodelismo + oficina de ferromodelismo para crianças
05.07, domingo, 9h às 11h
Local: Hall da Pinacoteca do Ceará + Ateliê II da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro, Fortaleza)
15 vagas. Inscrições via instagram @museuferroviariojoaofelipe