Arraiá da Reabilitação Pulmonar do Hospital de Messejana celebra tradição, autonomia e qualidade de vida

O Bosque dos Eucaliptos do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi palco de uma animada festa junina na manhã desta terça-feira (23). Pacientes e acompanhantes do Programa de Reabilitação Pulmonar participaram da confraternização, organizada pela equipe multiprofissional, com direito a comidas típicas, quadrilha e brincadeiras. A programação também incluiu atividades de educação em saúde e uma contextualização da origem da tradicional festa nordestina.

Para a coordenadora da Reabilitação Pulmonar do HM, a fisioterapeuta Tereza Morano, momentos como esse fazem parte da proposta terapêutica do programa e contribuem para o bem-estar dos pacientes.
“O objetivo da Reabilitação Pulmonar é promover autonomia, incentivar a socialização, fortalecer a autoestima e melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes. Mesmo convivendo com uma doença crônica, é possível manter uma vida social ativa e aprender a lidar melhor com a condição. Estamos sempre orientando sobre os cuidados necessários e reforçando a importância da prática regular de atividades físicas”, explica.
O clima junino tomou conta do bosque, que foi decorado com bandeirinhas e balões coloridos. A música e os trajes típicos também deram o tom da festa. Para que tudo acontecesse com segurança, cilindros de oxigênio e oxímetros foram distribuídos em locais estratégicos.

O paciente Antônio Ferreira, de 69 anos, chegou tímido, mas caiu na dança
Acompanhado pelo programa há dois meses, o aposentado Antônio Ferreira, de 69 anos, chegou tímido, mas logo foi convidado a participar da quadrilha improvisada. Diagnosticado com fibrose pulmonar, ele destaca a importância do atendimento recebido no Hospital de Messejana.
“Fiquei muito surpreso com a assistência que encontrei aqui. Vejo diariamente o cuidado e a dedicação da equipe com os pacientes e sou muito grato por isso. A doença não tem cura, mas aqui aprendemos a conviver melhor com ela e entendemos que é possível ter qualidade de vida. Dentro dos meus limites, consegui até dançar quadrilha. Ainda bem que eu vim”, relata.

O Programa de Reabilitação Pulmonar do HM funciona há mais de 25 anos e atende pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose pulmonar, além de pessoas em preparação para o transplante de pulmão ou no período pós-transplante, entre outras condições respiratórias.

Integrando abordagens físicas, emocionais e educativas, o programa recebe pacientes por encaminhamento médico, geralmente realizado por pneumologistas. Após a indicação, os usuários passam por uma avaliação multiprofissional conduzida por fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, nutricionista e psicóloga.
Entre as atividades desenvolvidas estão exercícios de condicionamento físico, sessões de relaxamento, oficinas de trabalhos manuais e treinamentos supervisionados que incluem alongamento, aquecimento, exercícios com halteres, esteiras, bicicletas ergométricas, caminhadas semanais no bosque do hospital e coral.