Educação

Em parceria com o MEC, Governo do Ceará adere ao programa Juros por Educação e terá R$ 12 milhões para educação profissional

#educação profissional#Juros por Educação#mec
Em parceria com o MEC, Governo do Ceará adere ao programa Juros por Educação e terá R$ 12 milhões para educação profissional
Texto: João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil
Fotos: Hiane Braun - Casa Civil

Ação, que pertence ao Propag, irá implementar 39 cursos técnicos em 11 eixos tecnológicos

O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quarta-feira (24), documento confirmando a adesão do Estado ao programa Juros por Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que faz parte do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A ação trará mais de R$ 12 milhões em investimento para o ensino profissional técnico de nível médio, implementando 39 cursos em 11 eixos tecnológicos.

O momento, que aconteceu em Fortaleza, também contou com as presenças do senador Camilo Santana, do ministro da Educação, Leonardo Barchini; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; entre outras autoridades.

“O orgulho do Ceará hoje é a juventude da escola publica do Ceará. Estamos fazendo aqui o melhor para o nosso povo, garantindo escola profissionalizante, escola em tempo integral e vagas nas faculdades. O Ceará não tem dívida com a União, se mantendo em dia há muitos anos. Assim, estamos acessando um fundo de compensação dos estados que deviam. Foi muito bem-vinda essa decisão do Governo Federal, garantindo esse recurso para a educação”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O programa irá trazer para a educação cearense a ampliação ao acesso dos estudantes à educação profissional, influenciando diretamente na permanência dos alunos na escola e no sucesso dos matriculados dentro das unidades educacionais. Além de preparar, ainda mais, a juventude para as demandas do mercado de trabalho.

“O presidente Lula decidiu que as dividas dos estados tiveram juros reduzidos, gerando um montante e parte disso será investido em educação. Então, criou-se um Fundo para beneficiar aqueles estados sem dívidas. A contrapartida desse dinheiro é o Estado ampliar as matrículas no Ensino Médio e no Ensino Técnico. É uma forma criativa de ampliar esse investimento na educação”, explicou o senador Camilo Santana.

Atualmente, o Ceará conta com 138 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e mais de 65 mil estudantes matriculados dentro das unidades de ensino desta modalidade. Ao todo, 52 cursos técnicos são ofertados.

Ministro da Educação, Leonardo Bachini exaltou o trabalho do Governo do Ceará em prol do desenvolvimento dos estudantes cearenses. “Vale a pena sim investir na educação. Isso é uma prioridade do presidente Lula, do senador Camilo, do governador Elmano. Vale a pena sim investir nessa juventude. Hoje, só para o Ceará, estamos anunciando um investimento importantíssimo para o ensino técnico. Viva a educação no Ceará”.

“Todo investimento do Ministério da Educação no Ceará e em Fortaleza, no sentido de melhorar estruturas, ofertar novos cursos e dar mais condições para alunos e professores, é uma motivação maior para os estudantes da rede municipal ingressarem no Ensino Médio com mais vontade de aprender. Esse aporte de R$ 12 milhões para as escolas profissionalizantes é um exemplo dessa motivação”, salientou o prefeito Evandro Leitão.

Nova sede

Ainda nesta quarta-feira, o governador Elmano de Freitas visitou as obras do Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC). O local será a sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/Centro Tecnológico de Ciências Naturais). O prédio principal tem quatro pavimentos (subsolo, térreo, primeiro e segundo pavimentos e terraço).

“Eu quero, no futuro, como colegas de vocês, andar nesse campus com ele funcionando. Meu desejo é poder encontrar alguns de vocês aqui, fazendo o curso que vocês decidirem fazer”, complementou o governador Elmano de Freitas.