Notícias do Governo do Ceará

Em reunião do Mapp, governador determina gratuidade para retirada do Bilhete Único Metropolitano

Em reunião do Mapp, governador determina gratuidade para retirada do Bilhete Único Metropolitano

 

Nos últimos dois dias, governador e secretários discutiram as ações prioritárias para 2017

 

 MVS9964 webO governador Camilo Santana determinou nesta terça-feira (24), durante o segundo dia de reunião de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp), a gratuidade para a retirada do Bilhete Único Metropolitano. Quando o benefício foi lançado, em abril do ano passado, o usuário era obrigado a realizar a primeira recarga de crédito no valor de R$ 7,20.

“É muito gratificante ver que 3,5 milhões de viagens já foram realizadas com o Bilhete Único Metropolitano. São mais de 53 mil usuários que podem ter uma economia de até R$ 120 por mês. Estamos concedendo mais este benefício, da gratuidade, para que o número de passageiros aumente cada vez mais”, citou o governador Camilo Santana.

Municípios

 MVS5818 webO Bilhete Único Metropolitano pode ser usado nas linhas intermunicipais de 15 municípios da RMF: Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Maranguape, Guaiúba, Pacatuba, Aquiraz, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Chorozinho, Cascavel e Pindoretama, além de Fortaleza. O sistema é gerido pela Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para mais informações sobre a documentação necessária e postos de cadastramento, o usuário pode acessar o site www.bilheteunicometropolitano.ce.gov.br/

Encontro com secretários

Nos últimos dois dias, o governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela reuniram secretários e presidentes dos órgãos vinculados para avaliar o ano passado e projetar os principais investimentos para 2017. “Esses dois dias foram muito positivos, já que definimos quais são as prioridades, projetos, metas, convênios com o Governo Federal, recursos de financiamento de empréstimo e a velocidade das obras do Estado”, disse ele.

Entre os projetos discutidos durante a reunião, estão a construção de novas escolas profissionalizantes e a migração do ensino médio para tempo integral; a autorização para a compra de 140 novas motos para o batalhão do Raio; obras de infraestrutura hídrica como o Cinturão das Águas, entre outras.

Sobre o Mapp

 MVS9996 webO Governo do Ceará instituiu o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários Mapp, através da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e por solicitação do então governador Cid Gomes em 2007. A ferramenta tem o objetivo de, sob a coordenação do chefe do Executivo, gerenciar a planilha de projetos e a implantação do planejamento das ações no âmbito estadual.

O Mapp reúne demandas a serem executadas por todas as secretarias e órgãos do Estado, e funciona por meio de módulos de planejamento, acompanhamento gráfico, monitoria e consulta. Durante o ano, as ações de cada parte da gestão estadual são monitoradas por equipe da Seplag.

Por meio do sistema online, é permitido ao governador o melhor acesso a todos os projetos, facilitando a avaliação constante das ações do Governo em execução. Em cada grande projeto são instaladas câmeras que trazem com detalhes em tempo real o cotidiano das intervenções realizadas nos municípios cearenses.

 

 

24.01.2017

Thiago Cafardo
Porta-voz do governador do Ceará

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Expediente imprensa 05dez 2016-01