Lista de Notícias

Prefeitura de Fortaleza capacita nova turma de agentes de trânsito da Guarda Municipal

Prefeitura de Fortaleza capacita nova turma de agentes de trânsito da Guarda Municipal

Aumentar texto

A equipe de 60 servidores iniciou o treinamento na última segunda-feira (22/02), na sede do Detran

               
Essa é a quarta turma de guardas municipais que a Prefeitura capacita com o objetivo de trabalhar no tráfego na cidade em parceira com a AMC


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), iniciou a capacitação de mais uma turma de guardas municipais que vão atura no trânsito da cidade. A equipe de 60 servidores iniciou o treinamento na última segunda-feira (22/02), na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na Maraponga.

A primeira turma de 2016 passará por uma capacitação de cerca de 140 h/a de aulas teóricas e práticas, organizada pelo próprio Detran, Escola de Gestão Pública do Estado e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). “É a mesma formação de qualquer outro agente de trânsito, com disciplinas que tratam de legislação de trânsito, ética no serviço público, atendimento ao público, postura profissional e noções básicas de perícia, de primeiros socorros e de direção defensiva”, explica do gerente da Célula de Segurança Viária da Sesec, inspetor Henrique Martins.

Essa é a quarta turma de guardas municipais que a Prefeitura capacita com o objetivo de trabalhar no tráfego na cidade em parceira com a AMC. “Com essa nova turma, o prefeito Roberto Cláudio vem cumprindo o cronograma previsto de capacitar esses servidores atuar na pacificação do trânsito em Fortaleza”, ressalta o titular da Sesec, Francisco José Veras.

A Guarda Municipal no trânsito

Atualmente 250 guardas municipais estão aptos para atuar como agentes de trânsito na cidade, com orientação, educação e fiscalização. Os trabalhos são desenvolvidos em vários pontos de Fortaleza, sempre em parceria com a AMC.

A Guarda Municipal está se adequando a Lei 13022 que prevê, dentre outras ações, a atuação no trânsito. Dentre os critérios estabelecidos para participar da formação estão: ter nível médio completo, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) A, B ou AB e estar, preferencialmente, em atividade operacional.

voltar