Lista de Notícias

Escola de Gestão Pública realiza primeira turma do curso Processo de Execução Orçamentária da Despesa Pública (PFGP)

Escola de Gestão Pública realiza primeira turma do curso Processo de Execução Orçamentária da Despesa Pública (PFGP)

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará iniciou, no dia 12 de junho, a primeira turma do curso Processo de Execução Orçamentária da Despesa Pública, ofertada pelo Programa de Formação Executiva em Gestão Pública.

Integrando a expertise Gestão Administrativo-Financeira Aplicada ao Setor Público, a capacitação objetiva apresentar o conhecimento sobre orçamento público, os instrumentos de planejamento orçamentário (PPA, LDO e LOA) e seus sistemas corporativos e noções de contabilidade pública. Com isso, os servidores que estão participando do PFGP poderão identificar os fundamentos e os princípios que nortearão a formulação, a implementação legal e a prática da gestão das finanças públicas.


Nova abordagem

Para alinhar o curso, que já era ministrado pela EGPCE, à proposta de formação continuada do PFGP, o conteúdo e a metodologia foram revistos para que novas abordagens pudessem ser inseridas. A elaboração foi realizada em conjunto pelos instrutores Ana Paula Castelo Branco, Karyne Friori e João Vier Freires, com a colaboração de Fábio Diogo, analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão. 

Segundo Ana Paula, a contribuição de Diogo foi fudamental nesse processo de elaboração, pois possibilitou entendimento mais profundo acerca dos sistemas, a saber: Siof Web, S2GPR e Siof Créditos. Ainda sobre as modificações, Karine explicou que tudo foi pensado para que os gestores tenham uma ideia mais ampla, prática e efetiva acerca do orçamento e dos sistemas corporativos. “Tentamos trazer os conceitos de uma forma atual e multidisciplinar, de fácil entendimento, para lançar essas informações, conversando com a vivência de trabalho”, esclarece. 

instrutoras

Para Ana Paula Castelo, tendo conhecimento sobre o que está sendo feito, o servidor vai conseguir propor ações que garantam uma gestão mais eficiente. “Tudo está dentro do orçamento, por isso, a gente quer gerar interesse nos servidores, para que eles possam buscar informações”, afirmou.

A tendência é capacitar para que, cada vez mais, o trabalho seja desenvolvido com mais transparência, é o que garante a instrutora Karyne. “É muito importante tanto para o servidor, quanto para o cidadão, saber mais sobre a verba pública e os projetos que o Estado desenvolve”.

Vier

Saiba mais

O Programa Executivo de Formação em Gestão Pública  tem como principal objetivo desenvolver as competências dos servidores públicos do poder executivo estadual, oportunizando formação contínua por meio de cursos, presenciais e a distância, que compreendem diversas áreas de expertise em gestão pública.

13.06.2017
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
Twitter: @egpce | facebook.com/egpce