Trilha de Aprendizagem

EGPCE realiza trilha de aprendizagem sobre Gestão de Patrimônio, com foco em inventário no setor público

EGPCE realiza trilha de aprendizagem sobre Gestão de Patrimônio, com foco em inventário no setor público

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, na quinta-feira (11), finalizou o curso Inventário no Setor Público, da Trilha Gestão de Patrimônio, para servidores e colaboradores dos órgãos estaduais e municipais que atuam no controle interno das instituições. Os encontros foram ministrados pelo especialista em contabilidade pública, Diogo Duarte Barbosa, referência nacional na área de controle e gestão patrimonial.

O conteúdo da formação abordou, de forma prática e atualizada, as etapas essenciais para a realização de inventários patrimoniais eficientes, incluindo técnicas modernas, legislação aplicável, jurisprudência dos Tribunais de Contas e integração com a contabilidade. Nesse contexto, o curso contemplou desde a preparação do inventário – com análise de métodos, elaboração de kits e itens necessários – até atividades práticas, estudo de casos reais, uso de papéis de trabalho e ferramentas em nuvem para aumentar a produtividade da comissão.

Além disso, orientações sobre aspectos contábeis, erros recorrentes e estratégias de planejamento, como a matriz SWOT (FOFA), garantindo um processo de inventário completo, fiscalizado e alinhado às normas vigentes, foram abordados, a fim de possibilitar confiabilidade e transparência nos resultados.

Para Diogo Duarte, instrutor da formação: “A gestão patrimonial deixou de ser apenas uma exigência burocrática e passou a ocupar um papel estratégico na administração pública moderna. Foi exatamente essa mudança de visão que trabalhamos no treinamento on-line realizado para o Estado do Ceará e municípios convidados. Capacitar servidores é investir em governança, transparência e eficiência. O Ceará demonstra, com essa iniciativa, um compromisso claro com a modernização da gestão pública e com a valorização técnica de seus quadros”.

A trilha ainda contará com mais cinco formações, na modalidade online, totalizando em média 16h/a por curso, sendo eles respectivamente:
– “Mensuração, Técnicas de Reavaliação e Depreciação de Bens Móveis”, que objetiva orientar a aplicação, de forma prática e fundamentada, dos procedimentos relacionados ao reconhecimento , mensuração, reavaliação e depreciação de ativos imobilizados no setor público.
– “Avaliação de Imóveis”, voltado para a contabilidade e engenharia de laudo patrimonial.
– “Avaliação de Bens Móveis Sob a Ótica Contábil”, direcionado a referências válidas para se obter valores de mercado, modelo de custo e modelo de reavaliação, além de depreciação de análise exemplificada do método das cotas constantes, como outras temáticas relacionadas.
– “Regras sobre Baixas de Bens Móveis e Imóveis no Patrimônio e na Contabilidade”, consistindo em um módulo voltado principalmente para “Baixas” pela Relação Custo-Benefício, Baixas por Extravio, Baixas por Alienação e Baixas Diversas.
– “Desfazimento de Bens Móveis”, onde serão abordados fundamentos, legislação e modalidades de desfazimento.