Unidade Prisional Irmã Imelda realiza culminância de projetos pedagógicos do primeiro semestre

A Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda) realizou, nesta quarta-feira (18), a culminância dos projetos pedagógicos do primeiro semestre desenvolvidos pela Escola Aloísio Leo Arlindo Lorscheider. As atividades abordaram os temas “Ceará, minha terra, meu viver” e “Meio Ambiente”, reunindo apresentações culturais e educativas produzidas pelos alunos.

A escola atende cerca de 70 estudantes nos turnos manhã e tarde, abrangendo os anos iniciais, ensino fundamental e ensino médio. Durante a programação, foram apresentados objetos confeccionados com materiais recicláveis, peças teatrais, poemas, desfile de moda sustentável, além de apresentações musicais.
Participante do projeto sobre meio ambiente, o interno Diego de Sousa destacou a importância das atividades para o processo de ressocialização e conscientização ambiental. “A gente vem se dedicando à ressocialização, para ser uma nova pessoa quando sair daqui. Hoje, no Imelda, estamos ganhando essa oportunidade de fazer esse trabalho. Tivemos acesso a todo tipo de reciclagem para ajudar também o meio ambiente”, afirmou.

O diretor da Escola Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, Derek Tavares, destacou a importância dos projetos pedagógicos para a educação em prisões. “Porque a escola é isso, a educação é isso. Não é só o quadro, não é só o pincel, não é só o livro didático, mas também os projetos pedagógicos que a gente une também com a questão da ressocialização”, afirmou.
O diretor da UP-Imelda, Castro, destacou as iniciativas culturais, esportivas e educativas desenvolvidas na unidade, ressaltando o protagonismo das internas nas atividades. “A gente tem um grupo de teatro onde os alunos se expressam, mostram a sua história de vida e se caracterizam. Temos o Acordes Para Recordar, grupo de idosos que queriam participar e levar a alegria do canto, da música, para toda a unidade. E também um time de basquete, que é formado por cadeirantes. Estou muito orgulhoso de ver”.

Coordenadora do grupo de teatro Falando Portugays, a interna Gil Nogueira destacou a importância do evento e a integração entre os projetos desenvolvidos na unidade. “Estivemos aqui pela manhã reunidos com os alunos da escola, ressaltando os temas ‘Ceará, minha terra, meu viver’ e ‘Meio Ambiente’. Tivemos a presença dos diretores da escola e da UP e também a participação do grupo de teatro Falando Portugays e do projeto Acordes para Recordar. Foi uma grande festa”, relatou.
O diretor da UP-Imelda, Castro, também destacou o trabalho desenvolvido por Gil Nogueira à frente do grupo Falando Portugays. “A gente vê a sua interação, a sua participação com a sociedade pelas várias apresentações que esse grupo realiza na Secretaria da Diversidade e na Secretaria da Cultura. É um reconhecimento tanto para a Imelda, como para o secretário Mauro que está investindo também nessa unidade prisional desde 2019.”, afirmou.

A professora de Ciências Humanas, Gisele Moraes, agradeceu o envolvimento de todos os participantes da ação. “Quero agradecer aos nossos alunos. Se não fosse por eles, não teria nada disso aqui. Então, vocês são os protagonistas. São as pessoas que fazem realmente acontecer”, disse.
O evento marcou o encerramento das atividades pedagógicas do primeiro semestre e reforçou o papel da educação como instrumento de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e ressocialização.