SAP e Seduc realizam festejo junino com participação de internas e familiares

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), promoveu na manhã desta quinta-feira (25), uma festa junina na Unidade Prisional Feminina (UPF), reunindo internas, familiares, professores, coordenadores pedagógicos, policiais penais e gestores penitenciários em um momento marcado pela cultura, integração e fortalecimento das ações de ressocialização.

A programação contou com diversas apresentações culturais protagonizadas pelas próprias internas, incluindo quadrilha junina, casamento matuto, danças folclóricas, apresentações musicais, poesia, canto e comidas típicas. O evento também proporcionou a presença de familiares, que puderam acompanhar de perto o desenvolvimento das atividades educacionais e culturais realizadas dentro da unidade.
Para a interna Fabiana Casimira, de 26 anos, que participou do casamento matuto como noiva, as oportunidades oferecidas dentro da unidade representam uma transformação de vida. “É gratificante a gente realizar cada sonho aqui dentro. Muitas pessoas chegam sem perspectiva de vida. Eu já estou aqui há cinco anos e para mim tem sido algo que veio transformando a minha vida de uma forma surreal. Eu cheguei aqui e tinha desistido dos meus estudos. Parei de estudar no ensino fundamental, com 12 anos de idade e hoje já estou no ensino médio. Tenho profissão, tenho vários trabalhos aqui dentro. E hoje posso mostrar o que eu sinto através da dança, através da rima, do que quer que seja”.

A emoção também esteve presente entre os familiares que participaram do evento. Larissa Calixto, de 26 anos, irmã de uma interna da UPF, ressaltou as mudanças percebidas durante o período de cumprimento da pena. “A cada visita é uma transformação. Ela está se transformando, é uma pessoa melhor. A gente percebe mudanças nela. É um ambiente que muitas pessoas falavam que a gente sofria, mas hoje a gente vê alegria. É muito bom saber que ela está sendo bem cuidada aqui”, afirmou.

O secretário da SAP, Mauro Albuquerque, falou sobre a importância dos projetos de ressocialização para as internas. “Todas capacitadas pelo SENAI com educação, capacitação e trabalho, e aqui está o sistema mostrando que é possível transformar pessoas, é possível salvar vidas e graças aos nossos policiais penais, a diretora da unidade feminina e todos os diretores que trabalham visualizando de forma macro o sistema prisional. E aí está o resultado.”
Ele também destacou a presença dos familiares como fundamental para o alcance da reinserção das pessoas na sociedade. “É justamente trazer a família para perto para participar dessa ressocialização. Isso é uma segurança que a gente consegue gerar. A família está aqui junta vendo que a pessoa está sendo transformada, está sendo dada todas as oportunidades”, concluiu.
Representando a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 1), o coordenador regional João Paulo Diógenes destacou o impacto da iniciativa e a importância da união entre as instituições. “Eu estou impactado pela grandiosidade desse projeto. Eu saio daqui emocionado porque eu vejo duas secretarias unidas em prol da transformação das pessoas. São muitos esforços e as pessoas realmente estão felizes nesse processo de transformação. Família, Secretaria da Educação, SAP, todas juntas em prol da evolução das pessoas. Eu saio além de feliz institucionalmente, feliz enquanto pessoa por ter presenciado esse momento aqui hoje”, declarou.

A festa junina da Unidade Prisional Feminina reafirma o compromisso da SAP, em parceria com a SEDUC, com a ressocialização das internas por meio da educação, da cultura e dos vínculos familiares.