Institucional

Programa EGPCE Sustentável é lançado com foco na promoção de práticas ambientais na gestão pública

Programa EGPCE Sustentável é lançado com foco na promoção de práticas ambientais na gestão pública

Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, com a disseminação de boas práticas ambientais e com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) lançou, nesta desta quinta-feira (25), o Programa EGPCE Sustentável.

O evento, realizado na sede da escola, foi conduzido pela diretora da instituição, Raquel Mourão, e contou com a presença do titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), secretário Alexandre Cialdini, além do secretário executivo de Gestão de Compras e Patrimônio da Seplag-CE, Saulo Braga, do coordenador da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Ulisses Rolim, e da diretora da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Wilma Jales.

Para a diretora da EGPCE, Raquel Mourão, o compromisso com a sustentabilidade deve estar cada vez mais presente na gestão pública. “Mais do que ações pontuais, devemos assumir o compromisso de criar diretrizes permanentes capazes de orientar decisões, processos e práticas institucionais de forma ecologicamente responsável”, afirmou.

O secretário Alexandre Cialdini destacou que a expertise técnica da Sema e da Semace, aliada à capacidade pedagógica da EGPCE, tem potencial para consolidar um passo estratégico no fortalecimento da gestão pública sustentável no Ceará.

“A oportunidade de reunir representantes dos órgãos ambientais na EGPCE é altamente propícia para uma cooperação que resulte na criação de formações voltadas ao desenvolvimento de cursos socioambientais. Projetos como esse nascem do entendimento de que a verdadeira transformação exige mais do que teoria: requer a construção de uma consciência ambiental que se traduza, de forma imediata, em ações e hábitos práticos no dia a dia do servidor”, relatou Cialdini.

Na oportunidade, o secretário executivo Saulo Braga destacou que as compras públicas desempenham um papel estratégico na promoção do desenvolvimento sustentável. “Nosso objetivo é avançar na construção de um catálogo de compras cada vez mais verde e sustentável, ampliando a oferta de produtos e serviços que atendam a critérios socioambientais”, afirmou.

Cultura sustentável e práticas ambientais

Durante o evento, a integrante da Comissão A3P da Escola, Ana Virgínia Magalhães, apresentou as ações já realizadas pela EGPCE e as iniciativas previstas.

Ela destacou que, em parceria com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp), há o recolhimento de resíduos sólidos para a destinação ambientalmente adequada dos materiais. Além disso, são promovidas ações voltadas à redução do desperdício e ao uso consciente de recursos, como papel e copos plásticos, por meio de campanhas de incentivo, como “Cada Folha Importa” e “Adote um Copo”.

A Escola também realiza uma ação permanente de arrecadação de tampinhas plásticas, com caixas de coleta distribuídas no ambiente institucional. Além disso, os espaços institucionais dispõem de lixeiras para coleta seletiva, reforçando a correta separação dos resíduos.

“Nosso programa reafirma a continuidade das ações já desenvolvidas pela instituição e amplia as possibilidades de implementação de novas práticas sustentáveis, consolidando o compromisso da Escola com a promoção da responsabilidade socioambiental e com a construção de culturas organizacionais alinhadas aos princípios do desenvolvimento sustentável”, destacou Ana Virgínia.

Dando continuidade às iniciativas, estão previstas ações de integração e troca de experiências com outros órgãos públicos, bem como o desenvolvimento de atividades conjuntas com a Prefeitura do Cambeba, visando fortalecer práticas sustentáveis e promover intervenções ambientais no Centro Administrativo.

Ação imediata

Como pontapé inicial das ações desenvolvidas pelo Programa EGPCE Sustentável, foi realizado o plantio de mudas para arborização da Escola, contribuindo para a ampliação das áreas verdes. Houve ainda a distribuição de canecas reutilizáveis para os servidores e colaboradores da EGPCE, além de distribuição de cartazes sobre o uso consciente de recursos como energia, papel e itens descartáveis.